O que é a Voz sobre IP?

A Voz Sobre Internet (Voice over Internet Protocol - VoIP), tambem chamado de Telefonia IP ou Telefonia via Internet, é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP. Simplificando: é uma tecnologia que permite estabelecer telefonemas atravês da internet, para qualquer ponto do globo, que este seja um telefone de linha fixa vulgar, telefone IP ou até mesmo telemóvel.

Não sendo nova, esta tecnologia atinge actualmente um estado de maturidade e qualidade que permite o seu uso em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. 

De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer consideravelmente. 

 

Vantagens do VoIP

O VoIP pode facilitar tarefas difíceis em redes tradicionais. Chamadas "inbound" (de recepção) podem ser automaticamente roteadas para um telefone IP, independentemente da sua localização na rede, ou até mesmo no globo. 
Por exemplo, é possível levar um telefone VoIP para uma viagem a Paris, e onde contectá-lo à Internet , e desde que a conexão seja rápida e fiável, poderá receber chamadas como se estivesse em Lisboa. 
Esta tecnologia permite também criar soluções hibridas em empresas. É possível, por exemplo, instalar equipamento VOIP que permita a central telefónica actual estabelecer chamadas via Internet, reduzindo bastante os custos. E caso essa empresa tenha filiais, todas elas ligadas à Internet, e colocando equipamento adequado, todas as chamadas entre filiais e sede são estabelecidas com um custo praticamente nulo (apenas pelo custo mensal da ligação à internet). 
Além de Voz sobre IP, é também possivel obter uma lista imensa de serviços tais como:

  • Videochamadas
  • Conferências
  • Partilha de listas telefónicas
  • IVR, Voicemail personalizado, gestão de filas, etc...

A lista de serviços e potencialidades é praticamente interminável! 
Na tecnologia VoIP não há apenas uma maneira de fazer uma chamada. Podemos usar os seguintes equipamentos:

  • Videochamadas
  • Conferências
  • Partilha de listas telefónicas
  • IVR, Voicemail personalizado, gestão de filas, etc...
A lista de serviços e potencialidades é praticamente interminável! 
Na tecnologia VoIP não há apenas uma maneira de fazer uma chamada. Podemos usar os seguintes equipamentos:

 

  • VoIP ATA

    : a maneira mais simples e comum é pelo uso de um dispositivo chamado ATA (adaptador telefónico analógico). O ATA permite que se conecte e um telefone analógico à sua rede interna (LAN) ou à sua ligação de internet para fazer chamadas via uma operadora VoIP. O ATA é um conversor analógico-IP. Pega o sinal analógico do seu telefone e converte em dados digitais para transmissão pela internet. Basta ligar o fio do seu telefone (que normalmente é ligado na tomada da parede) ao ATA, configurar o ATA, e ficará pronto para fazer chamadas VoIP.
  • Telefones IP

    : estes telefones específicos são semelhantes a telefone comuns. Mas ao invés de ter os cabos e ligações telefónicos formato padrão RJ-11 (RITA) ou RDIS, os telefones IP têm fichas RJ-45 Ethernet. Os telefones IP conectam-se directamente na rede de sua casa ou empresa e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma chamada VoIP. Existem também telefones IP Wi-Fi ou DECT. O mais comum, no caso de empresas, é de estes telefones estarem ligados a um servidor VoIP, ou appliance VoIP ( Voice Office, por exemplo ), que faz o papel de central telefónica com funcionalidade avançadas.
  • Softphone

    : um softphone é um programa(software) que se instala num PC e que faz o computador capaz de estabelecer chamadas VoIP, directamente entre 2 PCs ou entre o PC e uma operadora VoIP. Geralmente este software é gratuito, e simula uma ATA ou Telefone IP. Depois de instalado no PC e configurado, poderá estabelecer chamadas VoIP via internet, a custo muito reduzidos. No entanto, tem muitas limitações: a qualidade das chamadas é muitas vezes insuficiente e a instabilidade do sistema praticamente que reduz o seu uso para o mercado caseiro. Há no entanto versões profissionais de softphones que são muito competentes, mas claro, dispendiosas em termos de custos.

 


Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras (ou "providers"), e os protocolos usados para transportar os sinais de voz numa rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP, subdividindo-se principalmente em 3 tipos: SIP, IAX e H323. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP. 
É na maioria das vezes desconhecido do grande público, mas há já alguns anos que a maioria das operadoras de rede fixa tradicional utilizam o VoIP para estabelecer chamadas internacionais entre si. As companhias de telecomunicações tradicionais têm praticamente toda a sua estrutura de rede por IP e torna-se assim mais simples e mais rentável utilizar esta mesma infraestrutura para não apenas transmitir dados mas também estabelecer chamadas telefónicas, ou até mesmo de video-conferência.

 

Como se integra o VoIP?

Há diversas formas de integrar sistemas VoIP. As descrições abaixo ilustradas são as mais tipicas.

Exemplo de Integração 1

VoIP Integration Example

Neste exemplo, a empresa tem várias extensões instaladas, todas elas constituidas por telefones VoIP ou por software instalado nos PCs (Softphones) que emulem um vulgar telefone VoIP. Na empresa existe um servidor ou appliance VoIP ( Voice Office, por exemplo ). 
Todas as chamadas estabelecidas para o exterior são feitas via internet, utilizando os serviços contratados de uma ou várias operadora VoIP, ou provider VoIP, aplicando as regras de LCR - Least Call Routing - que permitem escolher a melhor rota ou operadora VoIP cujo custo para esta chamada é o mais reduzido. 
No sentido inverso, as chamadas são recebidas via uma ou várias linhas RDIS, de 2 ou mais canais.

Exemplo de Integração 2

VoIP Integration Example

Esta integração é a chamada integração hibrida, isto porque existe uma appliance VoIP ( Voice Office, por exemplo ) e uma central telefónica RDIS. Existem vários tipos de extensões : extensões ligadas à central telefónica, como por exemplo telefones RDIS, extensões analógicas (FAXs ou telefones analógicos) e extensões IP (telefones VoIP ou softphones instalados em PC). 
A recepção de chamadas vindas do exterior é feita via uma linha RDIS que entrega a chamada à central telefónica RDIS. Esta, por sua vez, foi programada para encaminhar as chamadas para extensões RDIS directamente ligadas à central ou para a appliance VoIP, que por sua vez entrega a chamada para uma das extensões VoIP ou softphone. 
Caso se trate de um FAX, a central telefónica entrega a uma extensão analógica de FAX. 
Neste exemplo, estabelecer uma chamada para o exterior é feito de 2 formas:

  • feita a chamada a partir de uma extensão VoIP, a appliance escolhe a melhor rota a empregar (LCR - Least Call Routing), e estabelece o telefonema via Internet
  • feita a chamada a partir de uma extensão RDIS ou analógica, a central telefónica entrega appliance que, por sua vez, escolhe a melhor rota (LCR) e estabelece o telefonema via Internet. Pode acontecer que a appliance volte a entregar a chamada à central telefónica por se tratar de uma chamada cujo valor é gratuito no plano de serviço de comunicações contratado pela empresa (a uma operadora de rede fixa nacional qualquer), e assim força a chamada a ser estabelecida via RDIS.
  • caso se trate do envio de um FAX, a partir de uma extensão analógica, RDIS ou VoIP, a appliance VOIP fará a entrega automática à central telefónica forçando a saída do FAX pela linha RDIS .

Deixe o seu comentário

Os comentários serão publicados após verificação.